50% DE CUSTOS DE LUZ VAI SER REDUZIDO, DIZ MINISTRO DA ENERGIA

ESPAÇO PUBLICITÁRIO 1

50% DE CUSTOS DE LUZ VAI SER REDUZIDO, DIZ MINISTRO DA ENERGIA

 O ministro da Energia e Industria, António Serifo Embaló anunciou ontem em Bissa a redução em 50% do custo de energia elétrica no país.

Segundo Embaló, a redução será possível, devido a utilização do Fuel no lugar de gasóleo que era adquirido para os grupos de geradores da central elétrica que abastece cidade de Bissau e arredores em energia elétrica.

Para o responsável da energia no país, a utilização do Fuel no lugar de gasóleo permitiu ao Estado uma poupança de mais de 400 milhões de fcfa nas despesas de gasóleo que rondavam 700 milhões de fcfa, informou.

 

EAGB está agora a implementar uma nova forma de fornecimento de energia elétrica através de um barco, fundeado há escassos metros da central elétrica de Bissau.

 

O barco com capacidade de produção de 36 megawots, quantidade suficiente para cobrir, Bissau, Biombo e Prabis, opera no quadro de um contrato válido por cinco anos.

 

Serifo Embaló apela aos consumidores devedores para liquidarem as suas contas para que a empresa possa, em melhores condições, continuar a prestar-lhes serviço, e fazer face as suas despesas.

 

Os custos de energia elétrica não são lineares, a EAGB categorizou os clientes conforme  tarifas: normal e especiais.

 

Por exemplo, a Tarifa Especial de baixa tensão monofásico tem três escalões:

 

1º – Clientes que consomem de zero a 50 quilowatts, pagam 81 fcfa por cada quilowatt;

 

2º- Os  de 50 até 200 quilowatts pagam 161 fcfa por kilowatt.

 

3º – Os de mais de 200 ao infinito pagam 322 fcfa por kilowatt.

 

 

Rádio Nossa 06.02.19

Noémia Gomes da Silva

ESPAÇO PUBLICITÁRIO 2