Detidos três suspeitos de planear ataque terrorista na Alemanha

ESPAÇO PUBLICITÁRIO 1

Detidos três suspeitos de planear ataque terrorista na Alemanha

Os suspeitos têm origem iraquiana e estariam a construir bombas artesanais para um atentado terrorista em território alemão.

A polícia alemã deteve três iraquianos suspeitos de estarem a planear um ataque terrorista. O alvo não é conhecido mas o ataque seria na Alemanha

A policial federal alemã deteve, esta manhã, três suspeitos que estariam a preparar um ataque terrorista no país. De acordo com a revista Der Spiegel , os três homens são refugiados iraquianos que estavam a viver na cidade de Meldrof, na região de Dithmarschen.

A revista alemã Focus adianta que dois dos iraquianos, de 23 anos, estão acusados de orquestrar um atentado, e um terceiro, de 36 anos, de ser cúmplice do plano.

Os homens estariam a fabricar bombas artesanais, através de foguetes de ano novo, tendo mesmo já transferido da internet um manual de instruções para o efeito e encomendado um dispositivo de ignição do Reino Unido.

Os suspeitos terão chegado à Alemanha no outono de 2015, tendo começado a planear o ataque já em território alemão. Segundo a investigação, a ideia inicial dos iraquianos seria realizar um ataque com recurso a armas, mas a hipótese que terá sido descartada, devido ao elevado preço das mesmas.

Os três homens teriam estudado ainda um plano alternativo para um ataque por atropelamento, estando um dos homens já a ter aulas de condução de condução.

Ainda não se sabe se os suspeitos terão alguma ligação a uma organização terrorista, mas as autoridades afirmam acreditar que o ataque era motivado por questões religiosas, sendo os três suspeitos devotos do islamismo.

Os detidos serão agora apresentados a um juiz de instrução do Tribunal Federal de Justiça, que decidirá se será aplicada a prisão preventiva.

Rádio Nossa 30.01.19

Noémia Gomes da Silva

ESPAÇO PUBLICITÁRIO 2