RECENSEAMENTO ELEITORAL VAI INICIAR NO PRÓXIMO DIA 23 DE AGOSTO

ESPAÇO PUBLICITÁRIO 1

RECENSEAMENTO ELEITORAL VAI INICIAR NO PRÓXIMO DIA 23 DE AGOSTO

 

Ester Fernandes Ministra de Administração Territorial, anunciou ontem formalmente o início do processo do recenseamento eleitoral em todo o território nacional e na diáspora para o dia 23 de agosto de ano.

Apesar da fixação da data o país continua a enfrentar dificuldades em conseguir kits e fundos para começar os trabalhos de recenseamento. No seu discurso, Ester disse que, o governo através da instituição que dirige fez um caminho árduo ate aqui para que o processo de recenseamento eleitoral possa ter seu início no dia 23 de agosto próximo, contou.

Salientou ainda que, neste sentido que os editais sobre o inicio do recenseamento já estão a ser fixados em diferentes zonas estratégicas do pais e que restava apenas o ato formal do anuncio da data do inicio de recenseamento para dizer a todos os guineenses que estão dentro e fora do pais que se não houver outros estrangulamentos, no dia 23 de agosto iniciaremos o recenseamento eleitoral que conduzira a realização das eleições marcadas para 18 de novembro deste ano.

Assegurou ainda que, no entanto que o atual governo esta a envidar esforço para reunir todas as condições necessárias antes de 23 de agosto. Por seu lado, Queba Banjai, secretário de estado das comunidades, informou que o governo prevê contemplar nestas eleições de 18 de novembro, na cartografia da diáspora. Disse ainda que, os países que não faziam parte do mapa da diáspora nas eleições passadas, para permitir que as comunidades residentes nestes países possam exercer os seus direitos cívicos. Garantiu que, governo de Aristides Gomes esta a fazer tudo para que a data de 18 seja cumprida com apoio naturalmente da comunidade internacional.

Noémia Gomes da Silva

Rádio Nossa 24-07-18

ESPAÇO PUBLICITÁRIO 2