FORMADO O GOVERNO DE CONSENSO NA GUINÉ-BISSAU APÓS A UMA LONGA MARATONA NEGOCIAL

ESPAÇO PUBLICITÁRIO 1

26 de abril 2018

FORMADO O GOVERNO DE CONSENSO NA GUINÉ-BISSAU APÓS A UMA LONGA MARATONA NEGOCIAL

Constituído por estrutura orgânica de 26 pasta, sendo 18 ministérios e 8 secretarias de estado, suportados por 25 membros do executivo criado na base do consenso alcançado ente atores políticos nacionais coadjuvados pela CEDEAO que desde a primeira hora teve um papel interventivo no processo da gestão da crise politica e institucional que quase paralisou a vida pública por três anos.

Aristides Gomes super Primeiro-ministro vai tutelar o ministério da economia e finanças e mais três secretarias de estado, tesouro, orçamento e assuntos fiscais e a secretaria de estado do ambiente.

A principal missão do executivo formado na base do acordo de Conacri com pouca representação feminina “4 mulheres 3 ministra e uma secretária de estado” visa realizar a próxima eleições legislativas agenda para o dia 18 de novembro.

O próximo pleito eleitoral está orçado em 7 milhões de dólares segundo informações preliminares avançadas pelas estruturas ligadas ao processo, a propósito o Governo guineense já garantiu a sua participação financeira com 1 milhão de dólar americano, como de sempre os parceiros de desenvolvimento irão assumir a maior parcela financeira do processo eleitoral, que se espera ser justa livre, transparente e inclusivo.

As Nações Unidas apelam o engajamento e a promoção da participação feminina no processo eleitoral, sendo a categoria social com maior expressão numérica e que de certa forma sofre mais com as cíclicas crises políticas, com efeito pretende-se aproveitar da sensibilidade feminina para docilizar e consciencializar a vida pública rumo a uma estabilidade política e social duradoura, baseada na boa governação.

Os atores políticos propõem a assunção de um pacto de estabilidade política que vai animar o ambiente político nos próximos anos com vista a evitar o ciclo vicioso de instabilidade, apesar de tudo o assunto foi protelado para as futuras oportunidades negociais.

Rádio Nossa

Diamantino D. Lopes

ESPAÇO PUBLICITÁRIO 2