PRESIDENTE DA REPUBLICA PROMULGOU O DIPLOMA SOBRE A PRORROGAÇÃO DA NOVA LEGISLATURA

ESPAÇO PUBLICITÁRIO 1

PRESIDENTE DA REPÚBLICA PROMULGOU O DIPLOMA SOBRE A PRORROGARÃO DA NOVA LEGISLATURA

 

O diploma aprovado pelos deputados a 19 de Abril, numa sessão extraordinária do parlamento guineense prorroga o prazo da legislatura ate Novembro de 2018, cujo termino foi a 23 de Abril.

Por outro lado, o PRS reúne-se hoje em Bissau de carácter de urgência a comissão politica do carácter de urgência a comissão politica do partido para se posicionar sobre a formação do novo governo liderado por Aristides gomes. Conforme as fontes os renovadores vão escolher nomes de algumas figuras e pastas que vão ser submetidos ao Aristides Gomes e apreciados pelo Presidente da Republica para se integrarem no governo.

Com tudo Aristides Gomes garantiu que até sexta feira os guineenses vão conhecer os nomes dos membros do governo de consenso, mas tudo ostenta batata quente na boca do PM e do Presidente da Republica.

O projecto lei constitucional, aprovado pelo chefe de estado e enviado hoje a lusa pelo parlamento guineense, prevê alterações no artigo 79º passou a incluir que a “legislatura de 2014/2018 que deve terminar no dia 23 de Abril passado aquando da proclamação dos resultados das próximas eleições legislativas previstas para o dia 18 de Novembro próximo.

A alteração salvaguarda também que a alteração ao artigo 79º é transitória e fica revogado uma vez decorrido seu prazo de validade”.

O projecto lei Constitucional foi aprovado a 19 de Abril com voto a favos de 93 dos 95 deputados presentes na sala.

Vários grupos da sociedade civil, incluindo a liga guineense dos direitos humanos, tinham apelado ao presidente guineense, José Mário Vaz, para vetar o projecto lei.

Por :Noémia Gomes da Silva

ESPAÇO PUBLICITÁRIO 2